Não é novidade que ser líder é algo cada vez mais complicado.

Esse aumento de complexidade se deve a algumas forças em ação, como Crises Imprevisíveis já que em um mundo cada vez mais interdependente, guerras, crises no petróleo, eleições e referendos, queda de governos e desastres naturais, tudo isso requer uma difícil combinação de coragem e abertura.

Outro fator é a Aceleração da Tecnologia, onde os ciclos de produtos estão mais rápidos, novas tecnologias surgem, nova disponibilidade de informações em todos os níveis da empresa, novas maneiras de fazer negócios, como a internet; tudo isso indica que os líderes não podem mais pensar que tem todas as respostas. Devem sim promover e focar mais competências que existem na empresa.

Como As Fronteiras entre Indústrias Desmantelam-se devido a novas tecnologias, novas regulamentações, a concorrência surge de onde se menos espera.

O Ritmo da Mudança também aumentou e tudo está se movendo mais rápido. Estratégias a longo prazo agora se medem em meses. Fusões e aquisições, consolidações e consumidores mais informados, tudo isso ajuda a aumentar o ritmo das mudanças e as expectativas por resultados rápidos.

HÁ a Demanda de Grandes Decisões sem Dados Suficientes e não é só o mercado de peças de computador que exige que se gaste até cinco bilhões de dólares para atender uma demanda futura que ninguém sabe se existirá. Todas essas mudanças exigem que o líder não gerencie apenas todas as novidades, mas crie uma organização que sobreviva e continue.